CulturaSesimbra

Lente de Octávio Lixa Filgueiras recorda uma Sesimbra de outros tempos

O Clube Sesimbrense, também conhecido como Grémio, inaugurou uma exposição de fotografia da autoria do fotógrafo Octávio Lixa Filgueiras. O fotógrafo, que neste ano comemoraria o seu centenário, foi uma figura fulcral no século XX. Especialmente para o conhecimento e a defesa do património cultural marítimo em Portugal. Do arquivo apresentado, e que é composto por 59 imagens, pode ser vista uma Sesimbra de outros tempos.

Parte destas fotos, tiradas especialmente a preto e branco, foram tiradas na volta de uma viagem que o autor fez ao Algarve em 1961. Nestas fotografias é possível ver várias perspetivas da baía, das suas embarcações, do casario ribeirinho e dos apetrechos associados a esta atividade que estão ao longo do areal. Através da lente do fotógrafo vemos que o barco assume sempre o papel de maior relevo em todos os cenários.

A exposição de fotografia “Sesimbra pela lente de…” (que faz parte de um ciclo de mostras temporárias) pode ser vista no Grémio de Sesimbra até ao dia 29 de setembro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *