AtualidadeDistrito de LeiriaDistritos

Leiria | Município anuncia morte de José Vaz

O Município de Leiria emitiu, esta terça-feira, uma nota de profundo pesar pelo falecimento de José Vaz, aos 68 anos, associando-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos.

A autarquia sublinha que José Augusto Ramos Manteigas Vaz, natural de Penamacor, conta com um longo percurso ligado à cultura no concelho de Leiria, onde reside desde a década de 70.

“Homem de cultura, não poderia manter fechadas todas as recolhas e espólio pertença do Rancho da Região de Leiria, sendo o grande impulsionador para que este legado seja devolvido ao povo onde foi recolhido, partilhado através da edição do Cancioneiros da Alta Estremadura, gravações de CD’s e exposições”, destaca o município em nota de imprensa, salientando a sua forte ligação ao associativismo com “uma expressão máxima na ligação que estabelece com o folclore e a etnografia local”.

José Vaz é também recordado pela Câmara de Leiria pela luta travada para que o Rancho tivesse a sua própria sede, “que passou, com o seu cunho pessoal, a acolher muitas expressões de arte”, oferecendo à comunidade envolvente, à freguesia e ao concelho uma digna casa da cultura. No espaço realizaram-se nomeadamente colóquios, formações, exposições de diversas artes, saraus de poesia, teatro, fado, serenatas, encontros de música tradicional e aulas de música.

Em 2016, o Município de Leiria atribuiu a José Vaz a Medalha da Cidade de Leiria, insígnia de cobre, pelo importante trabalho desenvolvido no Rancho Folclórico de Leiria “em prol da preservação das nossas tradições e cultura e pelo seu papel de dinamizador cultural e na promoção de Leiria”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *