AtualidadeDistrito de LeiriaDistritosPaís

Leiria | Merlões do castelo de Óbidos reconstruídos

Os merlões da cerca urbana do castelo de Óbidos, que ficaram danificados após um incidente com uma grua, receberam recentemente uma intervenção especializada na área de conservação e restauro.

A realização da obra esperada pelos obidenses, aguardava a aprovação por parte da Direção-Geral do Património Cultural, mas já se encontra concluída.

O anúncio foi confirmado pelo Município de Óbidos, em comunicado enviado ao Diário do Distrito.

Esta intervenção envolveu “o desmonte dos blocos de alvenaria soltos e a reconstrução dos elementos arquitetónicos em alvenaria, mediante a reutilização do material pétreo existente (guardado em depósito para o efeito), a colocação de alguns materiais pétreos idênticos de maior dimensão e a aplicação de uma argamassa de cal compatível”, explica a autarquia.

A obra foi autorizada pela câmara municipal, e esteve a cargo da empresa AOF – Augusto de Oliveira Ferreira & C.ᵃ Lda, que também executou a empreitada de “Reabilitação para colmatação de deficiências e patologias no conjunto urbano Vila de Óbidos”.

Segundo a mesma fonte, foi ainda fornecido apoio logístico e efetuado acompanhamento técnico da parte do Serviço de Arqueologia.

“Os custos da ação de reconstrução foram suportados pelo promotor da obra particular, na qual teve origem o derrube dos merlões”, acrescenta o município no mesmo documento.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *