AtualidadeDistrito de LeiriaDistrito de LisboaDistritos

Leiria | Hospitais do Oeste acolhem 68 internos de especialidades e formação geral

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHOeste) anunciou hoje que um total de 68 médicos internos, os quais 58 da Formação Geral e 10 da Formação Especializada, escolheram as unidades de Caldas da Rainha e de Torres Vedras para completarem o seu processo de formação médica.

Os dez clínicos de especialidade foram acolhidos na passado dia 3 de janeiro, numa cerimónia presencial, e foram distribuídos pelas especialidades de Cirurgia Geral (2), Ginecologia/Obstetrícia (1), Medicina Interna (3), Ortopedia (1), Pediatria (2) e Pneumologia (1).

Devido à atual situação pandémica, a sessão de acolhimento dos restantes 58 internos de formação geral decorreu em formato online.

Em comunicado enviado ao Diário do Distrito, a administração do CHOeste manifesta “as maiores felicidades pessoais e profissionais aos 68 novos médicos nesta nova etapa formativa”, contando com “o contributo de todos no crescimento e modernização da Instituição, assim como na valorização da vertente humana no cuidado aos doentes”.

O Internato Médico realiza-se após a licenciatura/mestrado integrado em Medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática, que tem como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área de especialização.

No primeiro ano, designado por Formação Geral, os médicos passam durante nove meses pelos Serviços hospitalares de Medicina Interna, Pediatria e Cirurgia Geral. Os restantes três meses são dedicados à especialidade de Medicina Geral e Familiar e à Saúde Pública, nos Centros de Saúde do ACES Oeste Norte e ACES Oeste Sul.

No que respeita à Formação Especializada, pode ter a duração de quatro a seis anos, dependo da área de especialidade.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha e Peniche, no distrito de Leiria, e Torres Vedras, no distrito de Lisboa, sob uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *