AtualidadeDistrito de LeiriaDistritos

Leiria | GNR identifica descarga ilegal de efluentes pecuários nas Caldas da Rainha

Uma descarga ilegal de efluentes detetada pela GNR, levou à identificação de uma exploração agropecuária, localizada na freguesia de Alvorninha, no concelho das Caldas da Rainha.

Em comunicado enviado ao Diário do Distrito, o Comando Territorial de Leiria explica que, no seguimento de uma ação de patrulhamento, os militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha certificaram que os efluentes escorriam de uma lagoa de depuração para a linha de água do Rio Tornada.

A descarga era efetuada através de “um tubo que se encontrava dissimulado, junto à densa vegetação, e num local de difícil acesso”, e não apresentava “qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração”, lê-se no documento.

Da ação realizada pelos elementos do NPA, no passado dia 4 de janeiro, resultou a elaboração de um auto de contraordenação por descarga de efluentes pecuários diretamente para a linha de água, sem autorização da entidade competente para o efeito, punível com uma coima que pode atingir o valor de 144 mil euros.

O auto foi remetido para a Agência Portuguesa do Ambiente de Lisboa e Vale do Tejo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *