AtualidadePaísPolíticaSociedade

Legislativas: 100 Personalidades pedem “maioria plural de Esquerda”

Numa carta esta terça-feira publicada no jornal Público, cem personalidades apelam à promoção de “uma maioria plural de esquerda”.

No abaixo-assinado, nomes como o arquiteto Álvaro Siza Vieira, o escritor Mário de Carvalho ou a jornalista Pilar del Río — apelam a “uma maioria plural de esquerda” nas próximas eleições legislativas, defendendo que “só essa pluralidade pode construir o diálogo” e que, sem ela, “a esquerda derrota-se”.

Segundo a Agência Lusa, o professor de economia política Ricardo Paes Mamede, um dos subscritores, disse que “existe a convicção de que este tipo de entendimentos é possível, que é necessário” e que a governação “tende a sair favorecida se houver, de facto, uma pluralidade de representações políticas no parlamento”.

Paes Mamede realçou que o abaixo-assinado “não fala numa repetição da geringonça”, mas na “necessidade de haver um fortalecimento das formações de esquerda no Parlamento”.

“O PS, agindo sozinho, tenderá a não agir da mesma forma [do que] se agir num parlamento em que estas forças têm mais força política, creio que isso é mais ou menos incontestável”, salientou o professor.

No abaixo-assinado, os cem subscritores dizem ainda que “o próximo governo será formado pela conjugação da vontade das diversas forças parlamentares, independentemente de qual venha a ser o partido mais votado”.

Entre os subscritores estão nomes como os jornalistas Constança Cunha e Sá, Daniel Oliveira e Carlos Vargas, a socióloga e ex-secretária de Estado Ana Benavente, a poetisa Ana Luísa Amaral, o compositor António Pinho Vargas, o escritor José Luís Peixoto, os músicos Mário Laginha e Vitorino, os sociólogos Boaventura Sousa Santos, Manuel Lisboa e Ana Drago (ex-BE), a editora Bárbara Bulhosa ou o arqueólogo Cláudio Torres.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *