Opinião

Largo do Rato Summit e outras histórias

Olá caríssimos(as) leitores(as) esta semana tivemos a já famosa WEB SUMMIT.

E ao mesmo tempo poderíamos ter a convenção de como não se deve nem devira governar um país. Poderia contar com os oradores consagrados o ex ministro da economia Manuel Pinho e o inefável José Sócrates o homem que já nos habituou    promovendo verdadeiros milagres de economia familiar. Se também juntarmos à lista de oradores a Ministra Marta (quase) Temido; o ministro Mário Centeno; o Ministro Eduardo Cabrita e o ministro Tiago Brandão Rodrigues. Então teremos uma desgraça anunciada à espera de acontecer.

Mas vamos lá hoje reflectir sobre os assuntos.

Começamos as escolas. De norte a sul do país e em particular no nosso distrito temos visto protestos por parte do pessoal não docente. E com toda a razão. Os funcionários vão para a reforma e não são contratados novos. O ministro Mário Centeno colocou provisão orçamental para as novas contratações. O problema é que os concursos de contratação são atrasados de forma propositada para maquilhar as contas públicas isto para não falar das célebres cativações. Em Corroios por exemplo para além da falta de pessoal temos uma escola por acabar. Falo claro da escola secundaria a já tristemente célebre João de Barros começada pela parque escolar no governo de José Sócrates. No meio disto tudo esta semana aparece Catarina Martins a criticar estas opções do governo e das sucessivas manobras de desinvestimento na educação. Agora resta perguntar: Oh Catarina o que é que você e o BE andaram a fazer estes 4 anos em que assinaram de cruz os orçamentos e que não verificaram as suas execuções. Vocês andaram 4 anos a assinar cheques em branco e agora que o Costa vos deu o merecido pontapé nos fundilhos é que reclamam? Catarina deixe-se de fitas você é tão culpada disto tudo como o António Costa e não se tente eximir de responsabilidades. Em suma A CULPA É SUA PERCEBEU??? Agora faça-nos a todos um favor deixe de tentar fazer-nos de estúpidos. Ok???

Os hospitais outra desgraça. Esta semana ficamos a saber que a urgência pediátrica do hospital Garcia de Horta vai encerrar durante o período noturno a partir do dia 18 deste mês. Parabéns cara Marta (quase) Temido como podemos ver o seu trabalho caracteriza-se por padrões de excelência e competência. Não só de cada vez que aparece em publico com anúncios de que tudo vai ser resolvido já ninguém acredita. Porque não há forma de acreditar nem os mais indefetíveis militantes do PS conseguem defender sem que sejam cobertos de ridículo e escárnio nas redes sociais. Já há mais chefes de serviço hospitalar (Santa Maria e Pulido Valente) a assinarem declarações de não responsabilização caso as coisas corram mal. António Arnaut deve estar a dar voltas no túmulo afinal ele foi o pai do actual SNS.

A sua última tirada foi esta afinal não sabe quando é que vão começar as obras na ala pediátrica do hospital de São João. Aquelas obras que 3 dias antes das eleições António Costa foi inaugurar num show-off televisivo para a campanha eleitoral. Só uma coisa a mantém nesse lugar a tentativa deste governo manter a todo o custo a farsa a que chamam governo.

O ministro Eduardo Cabrita está outra vez na Berlinda não só desvalorizou o ataque de cidadãos de etnia cigana aos bombeiros de Borba. Como ainda por cima quer sabotar o direito de manifestação de agentes da PSP. Quer calar o direito à revolta destes homens. Há que lembrar que foi este mesmo ministro que colocou os guardas republicanos ao relento para não lhe incomodarem o cão na casa que ele tem em Santarém.

António Costa continua a fazer os seus já habitais números de prestigiação ou de ilusionismo se preferirem de ilusionismo. Lá apareceu na Web Summit a anunciar um super mega investimento da NOKIA em Portugal para 100 novos emprego. Isto depois de ter estado em Praga num grupo de vários primeiros ministros contra o novo pacote financeiro que Bruxelas quer apresentar. E diz que não vai aceitar o mesmo. Tretas de António Costa mais do mesmo.

Ao mesmo tempo que cada vez mais a sua suposta teimosia de criar juntamente com a VINCI um AEROABORTO ou aeroapeadeiro na BA6 no Montijo. Depois de tudo o que foi tecnicamente demonstrado o aeroporto no Montijo é um erro colossal. Mesmo com a chancela da APA (Agência Portuguesa do Ambiente). Os problemas foram apontados: A pista terá que ser aumentada para cima do canal de navegação em 300 metros; Riscos óbvios de BIRDSTRIKE (colisão com aves); degradação das condições de vida e de segurança para populações dos concelhos da Moita; Barreiro e Seixal. A tudo isto as medidas de “mitigação” vão somar-se a 48 milhões de euros que a Vinci não estará disposta a assumir. Ainda por cima quando terá que construir duas embarcações para a Transtejo.

Eles já vieram dizer que não. Agora a dita solução para transporte dos passageiros desse “futuro aeroporto” passa por colocar toda a gente em autocarros do Montijo para o Pinhal Novo. Mas estão a gozar com a malta??? Que ideia mais estapafúrdia. E acham que os estrangeiros vão alinhar nisso??? E em cima disto tudo juntamos agora estudos que dizem que em 2050 com a subida das águas o aeroporto no Montijo poderá ficar submerso. Até os jornais espanhóis já nos chamam de doidos varridos e perdulários.

E porquê toda esta teimosia??? Simples interesses imobiliários para a herdade de Rio Frio nas mãos de pessoas ligadas ao PS isto lembra-vos alguma coisa??? A mim lembra-me dois personagens MANUEL PINHO e JOSÉ SÓCRATES!!!

E já agora falando de José Sócrates o homem é um portento. Um verdadeiro mitómano. Um Houdini andou este tempo todo a dizer que era o amigo Carlos Santos Silva quem lhe emprestava dinheiro que ele de forma caritativa distribuía pelas pessoas mais carenciadas que lhe eram próximas. Para esta semana se descobrir que a mãe que apenas tinha herdado uns apartamentos na Amadora no valor predial de 35 000 contos (175 000 euros) afinal tinha uma herança monetária no cofre familiar no valor de mais de 100 000 euros. De onde terá vindo este dinheiro todo. Certamente estaria escondido em algum colchão. Talvez um pé-de-meia da família afinal a mãe teve que cozer meias para ajudar a pagar os estudos dele no liceu. Agora com tudo isto a vir ao de cima dificilmente o meritíssimo juiz Ivo Rosa poderá manda-lo em paz em o pronunciar como arguido nos termos exactos do despacho de acusação do MP.

Manuel Pinho veio a lume de novo. Já estava queimado por causa do universo BES de Ricardo Salgado em relação à EDP. Agora o MP tropeçou nos projectos PIN (projectos de interesse nacional) naqueles que Ricardo Salgado queria fazer em vários pontos inclusive na Comporta. É caso para dizer que não há coincidências. Mais à frente voltaremos a este assunto. Tenho fé quem mais coisas virão à superfície.

José Sócrates que foi ministro do Ambiente durante o XIV governo constitucional deixou bons seguidores e raízes nesse ministério. Esta semana o ministro Pedro Marques Gomes teve que reverter um contrato de resíduos que tinha sido realizado sem concurso público. Isto depois do escândalo do lítio protagonizado pelo delfim de Sócrates o menino Galamba.

Tudo isto somado é uma receita perfeita para um desastre eminente Nós não temos um governo temos uma simulação de um governo saída dos estúdios das produções fictícias e agora com elenco monumental. A sorte deste PS é não ter uma oposição organizada à altura. Se achamos que os espanhóis estão à beira da anarquia? Então preparem-se este “governo” está colado com cuspo.

No meio desta trapalhada toda apraz-me lembrar  que este ano no dia em que o meu artigo sai no jornal o muro de Berlim caiu à 30 anos a trás pondo fim à divisão da Europa e acelerando o fim dos regimes comunistas.

E em breve lá para dia 25 deste mês farão 44 anos do 25 de Novembro. O dia em que terminamos com as ambições de tornar Portugal um estado satélite do Pacto de Varsóvia. Felizmente tínhamos o Jaime Neves e o Ramalho Eanes nos locais certos e nos momentos certos. Mas isto será para um artigo que irei fazer de propósito para a data.

Grato pela vossa leitura.

 

NOTA: Este artigo é escrito de acordo com a grafia anterior ao acordo ortográfico:

 

https://www.dn.pt/vida-e-futuro/chefes-da-urgencia-do-santa-maria-e-pulido-valente-pedem-escusa-de-responsabilidade–11488593.html

https://observador.pt/2018/11/06/ministra-da-saude-nao-se-compromete-com-datas-para-ala-pediatrica-de-sao-joao-mas-nao-dormira-tranquila/

https://observador.pt/especiais/socrates-o-dinheiro-que-a-minha-mae-me-dava-vinha-do-cofre/

https://sol.sapo.pt/artigo/564156/socrates-a-prova-que-faltava?fbclid=IwAR2FLsXzqEKV5CyBEGIjzk_5PLha1gujDPGWoHQvgf6gJpU9IDMFGAWgWU4


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *