CulturaDistritoDistrito SetúbalMontijo

Lançamento do livro «A noite mais longa de todas as noites» no Montijo

publicidade

Este sábado,13 de Abril, às 16h00, no Foyer do Cinema-Teatro Joaquim d’ Almeida, o PICA – Projeto de Intervenção Cultura e Artes recupera «As Vozes da Liberdade», desta vez com a presença e o testemunho marcantes de Helena Pato, que falará das histórias e das memórias que reuniu no seu livro "A noite mais longa de todas as noites”.

Um encontro para fazer história, onde Helena Pato, na primeira pessoa, vai contar algumas das suas memórias de um passado que não deve ser ignorado, nem enterrado.

Helena Pato nasceu em Mamarossa (Aveiro), em 1939. Licenciada em Matemática, dedicou a sua vida ao ensino e à formação docente.

Nas duas décadas que antecederam a Revolução do 25 de Abril militou ativamente na resistência ao regime fascista. Esteve no exílio três anos. Presa em 1967, foi torturada pela PIDE e ficou na Cadeia de Caxias durante seis meses, sempre em regime de isolamento.

Criou, coordena e dinamiza a página de Facebook “Fascismo Nunca Mais” e o blog ‘Antifascistas da Resistência’.

O seu livro «A noite mais longa de todas as noites», editado em Maio de 2018 e prestes a chegar à sua 3.ª edição, é um testemunho da sua luta e de outras lutas pela liberdade.

Este evento é organizado pelo PICA, em parceria com o Ateneu Popular do Montijo e com o apoio da Câmara Municipal do Montijo e da Junta de Freguesia da União das Freguesias  Montijo e Afonsoeiro. A entrada é livre.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui