Distrito de LisboaEconomia

Lançamento do Estudo da OIT contou com a presença de António Costa

Realizou-se na passada terça-feira, 14 de junho a Conferencia de Alto Nível de Lançamento do Estudo da OIT “Conduzir a mudança: O futuro do trabalho no setor automóvel português”, no Museu da Eletricidade, Lisboa

A sessão contou com a presença do Diretor-Geral da OIT britânico, Guy Ryder, e do Primeiro-Ministro, António Costa e de José Neves, Secretário de Estado da Economia.

O evento foi organizado em conjunto pela OIT-Lisboa e pelo Ministério do Trabalho.

Este estudo tem como objetivo construir respostas de política industrial através da investigação de impactos no mundo do trabalho e no emprego, principalmente na vertente sociotécnica e no setor automóvel.

Guy Rider logo no início da sessão enalteceu o facto de que a pandemia e a guerra entre a Rússia e Ucrânia irão trazer cada vez mais desigualdades a nível económico

“Todos os que já se encontravam em situação de desvantagem, como por exemplo, as mulheres, trabalhadores jovens, trabalhadores informais, precários ficaram ainda mais em desvantagem” referiu o Diretor Geral.

No que toca ao setor automóvel o diretor salientou que “apesar dos desafios impostos a Portugal serem de grande responsabilidade, o estudo revela que as oportunidades existem e que há uma estrada para mudanças estruturais”.

Tendo também estado presente, Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social enfatizou a promoção de novas formas de trabalho para “atrair e reter “trabalhadores, nomeadamente os jovens “num setor pressionado a mudar rapidamente pela evolução tecnológica”.

A autarca ainda salienta que este estudo aponta que é necessário garantir “uma capacidade efetiva de formação e requalificação capaz de se adaptar á rapidez e evolução que esta indústria exige”,

José Neves deu destaque á inovação e avanços que rodeia o setor automóvel, referindo que esta trajetória só é feita de maneira mais eficaz “na base de mais produtos com maior valor acrescentado, com maior incorporação do reconhecimento e em que o papel doas competências seja reconhecido pelo mercado de trabalho”.

A conferencia ainda contou com uma mesa-redonda onde estiveram reunidos António Saraiva, presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Isabel Camarinha, secretária-geral da CGTP e Rui Sindel, secretário-geral do Sindicato Nacional da Indústria e Energia (SINDEL).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *