Distrito de SetúbalDistritosSesimbra

Lançamento do 3.º volume da revista Akra Barbarion – Sesimbra, Cultura e Património

Este sábado, 30 de março, às 18h00, a Casa do Governador na Fortaleza de Santiago, em Sesimbra, recebe o lançamento do terceiro volume da revista Akra Barbarion – Sesimbra, Cultura e Património, e vai incluir uma breve apresentação sobre a obra de restauro da Casa da Água do Cabo Espichel, pelo arquiteto da Câmara Municipal de Sesimbra Armindo Pombo.

Esta edição apresenta um conjunto multifacetado de trabalhos sobre Sesimbra, que vão desde a história à arqueologia, passando pela conservação e restauro e processos de beneficiação e valorização do património cultural ou trabalhos de investigação em curso.

Entre eles estão a obra de reabilitação da Casa da Água do Cabo Espichel, o estudo de conservação e restauro da pintura de Nossa Senhora da Misericórdia, intervenções arqueológicas no Outeiro Redondo e Capela de São Sebastião, análise de um exemplar do património protoindustrial na zona rural, património geológico e estudo sobre os espeleotemas da gruta do Frade, a intervenção da inquisição na sociedade moderna e uma abordagem à vila de Sesimbra enquanto recinto sagrado.

Nesta publicação, é ainda prestada homenagem a Heitor Baptista Pato, investigador, especialista no Cabo Espichel e autor do livro Nossa Senhora do Cabo, um Culto nas Terras do Fim, que colaborou com o município no processo de restauro da Casa da Água, realizado em 2017, e que faleceu recentemente.

A revista Akra Barbarion foi editada pela primeira vez em 2015, com o objetivo de contribuir para a difusão da história e cultura sesimbrenses.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *