Santiago do Cacém

Lagoa de Santo André foi aberta ao mar

A abertura ao mar da Lagoa de Santo André, em Santiago do Cacém, realizou-se dia 4 de junho, este ano sem a habitual multidão que se junta nas margens do canal para não perder este espetáculo da natureza, devido às restrições impostas pelo Estado de Emergência.

A ocasião contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, do vereador da Câmara Municipal, Albano Pereira, do presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, do secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, do presidente do Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF), Nuno Banza, e do vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pimenta Machado.

A abertura da Lagoa estava programada para meados de março, mas a situação de Estado de Emergência devido à pandemia por Covid-19 levou ao seu adiamento para o início de abril.

A APA entidade responsável pela abertura da Lagoa, pediu o parecer vinculativo ao Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF), que emitiu um parecer desfavorável, evocando que a abertura da Lagoa neste período iria afetar a nidificação de uma espécie de aves.

Perante essa possibilidade, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém fez chegar as suas preocupações ao Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território e à APA para que esta decisão fosse reconsiderada, o que veio a acontecer. Também a população manifestou a sua preensão tendo sido lançada uma petição para que Lagoa de Santo André fosse aberta, este ano, ao mar.

Este é um procedimento fundamental do ponto de vista ambiental para a renovação do sistema lagunar de extrema importância para o habitat das várias espécies que aqui vivem, desde os peixes às aves migratórias.

A Lagoa de Santo André é também importante para a comunidade piscatória e toda a atividade económica que resulta da pesca, como a da restauração, estendendo-se ainda às pessoas que frequentam a Lagoa.

Fonte: Câmara Municipal de Santiago do Cacém


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *