Distrito de SetúbalPolítica

Juventude Popular de Setúbal lança Petição para criação do Conselho Municipal de Juventude

A Juventude Popular de Setúbal lançou a 30 de abril, Dia do Associativismo Jovem, uma Petição Pública em prol da criação do Conselho Municipal de Juventude (CMJ) em Setúbal, cuja implementação por parte das autarquias é de carácter obrigatório.

O CMJ pretende tratar matérias relacionadas com as políticas de juventude, em conjunto com associações jovens dos concelhos, e a sua implementação em Setúbal tem sido uma das lutas da Juventude Popular de Setúbal.

«É neste sentido que não parece ser coerente à juventude partidária, as autarquias procurarem aproximar os jovens da política e ao mesmo tempo negarem-lhes a representação que é sua por direito legal» refere o comunicado enviado às redações.

«Mais do que nunca, é importante o concelho dar sinal aos jovens, de que lhes reconhece qualidade, competência e maturidade para ajudar a autarquia a delinear políticas úteis de juventude. Impera reconhecer nas associações juvenis parceiros imprescindíveis de conhecimento em matérias de políticas desta franja da sociedade.»

Em Portugal, são mais de 180 os municípios que contam com os Conselhos Municipais de Juventude e «a JP Setúbal considera que não é do interesse público pertencer à minoria negativa, de concelhos sem CMJ» e defende que «o Fórum da Juventude, já implementado pela Câmara Municipal de Setúbal, não pretende substituir o CMJ, pelo que também não é objetivo eliminar o Fórum, com a criação do CMJ».

A juventude centrista considera que «a coexistência de ambos é possível e desejável: um com funções definidas por lei, de funcionamento como órgão consultivo do município, o outro como plataforma de diálogo, de troca de experiências entre jovens com sessões moderadas por técnicos de juventude, como se caracteriza atualmente.

Esta espera contabiliza já 12 anos e não pode aguardar mais.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *