Atualidade

‘Justine’ vai afectar Açores e Portugal Continental

- publicidade -

O ano ainda vai no início, mas já são várias as depressões que atingiram território nacional.

E aproxima-se mais um sistema frontal associado à depressão Justine, que deverá provocar um agravamento do estado do tempo a partir da tarde de sexta-feira, 29 de Janeiro, e no sábado dia 30.

Num comunicado divulgado esta quinta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que, apesar de não se esperar que a depressão Justine afete diretamente Portugal continental, «o sistema frontal a ela associado deverá provocar um agravamento do estado do tempo a partir da tarde de sexta-feira dia 29 e no sábado dia 30″.

Prevê-se, a partir da tarde de sexta-feira, um aumento gradualmente da intensidade do vento, tornando-se moderado a forte de sudoeste, com rajadas até 75 km/h no litoral Norte e Centro até ao início da manhã, e forte com rajadas até 100 km/h nas terras altas.

A partir da tarde do dia 29, sexta-feira, prevê-se um aumento da precipitação, sendo mais intensa no Minho entre o final do dia e o início da manhã de sábado.

O IPMA assinala, também para sábado, a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para os 1200/1400 metros de altitude.

No sábado está também previsto um aumento da agitação marítima na costa ocidental, com ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros de altura significativa, sendo 5 a 6 metros a norte do Cabo Raso, o que irá colocar 7 distrito em alerta laranja, e 3 em alerta amarelo, entre eles o distrito de Setúbal.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui