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Junta de Freguesia de S. Sebastião apresenta modernização administrativa na E-Tech

O processo de modernização administrativa, em curso na Junta de Freguesia de S. Sebastião, foi apresentado pelo presidente da autarquia, no dia 11, na conferência da E-Tech Portugal, um evento de referência na área tecnológica que decorreu no Cais 3 do Porto de Setúbal, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, EDUGEP, Associação Nacional de Professores de Informática, Associação Industrial da Península de Setúbal e Instituto Politécnico de Setúbal.

No âmbito do painel sobre a transformação digital na cidade e a convite da organização do evento, o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS) falou sobre a experiência da autarquia no processo de modernização administrativa, uma das metas delineadas pelo executivo para este mandato.

Do alargado pacote de medidas implementadas, Nuno Costa destacou a disponibilização de um Balcão Virtual na página oficial da autarquia na internet (www.jfss.pt). Nesta plataforma, disponível já a partir de junho, os cidadãos vão ter acesso a formulários online, onde podem ser solicitados atestados, licenças e outros serviços administrativos que atualmente são prestados apenas na sede física.

Desde o registo à obtenção do certificado, passando pelo pedido e pelo pagamento online por referência multibanco, “os fregueses não têm que se deslocar uma única vez à JFSS”, destaca o autarca que aponta esta medida como “um dos grandes passos que demos para chegar mais próximo dos fregueses”. “Temos uma freguesia com 55 mil habitantes, com muitos bairros novos e população jovem que tem o tempo muito ocupado e pouca disponibilidade para se deslocar duas vezes, pelo menos, à nossa sede para obter um atestado ou uma licença. Esta solução permite-nos ultrapassar esse obstáculo!”, refere Nuno Costa.

A criação de uma nova plataforma online, onde, além da informação atualizada sobre as iniciativas promovidas e apoiadas pela JFSS, os cidadãos têm acesso a documentos de gestão, como deliberações, relatórios de gestão de conta e gerência, entre outros, vai também ao encontro do reforço da proximidade e confiança dos fregueses, consolidando a transparência. “O site foi um avanço importante”, indica o autarca, revelando que “aqui podem ser consultados todos os documentos de gestão, disponíveis a qualquer momento, a qualquer pessoa”.

Nesta plataforma, foi também criado um Gabinete de Participação Cidadã, um canal de comunicação interativo entre a JFSS e os fregueses, onde é possível, não só transmitir sugestões e críticas, mas também enviar requerimentos, solicitar informações e apresentar reclamações de forma rápida e cómoda.

O desenvolvimento de uma aplicação para telemóvel, sincronizada ao minuto com o site, foi outra das inovações implementadas que permite “levar a Junta de Freguesia no bolso”, e que faculta, entre outras ações, o envio de uma sugestão ou reclamação em tempo real para a JFSS, com georreferenciação do local a que se refere na comunicação.

A possibilidade de pagamento ao balcão através de um terminal de pagamento automático, vulgo multibanco e por MB Way (através do telemóvel), embora pareça algo pouco inovador, é muito pouco comum encontrar em juntas de freguesia e está, por isso, incluída na modernização administrativa, constituindo uma considerável melhoria dos serviços prestados.

Fonte: Junta de Freguesia de S. Sebastião


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