Cantinho da BicharadaSeixal

Junta de Freguesia de Amora alerta tutores de animais para cuidados devido a fogo-de-artifício

A Junta de Freguesia de Amora lançou um alerta para os tutores de animais, devido ao espectáculo pirotécnico que irá ter lugar na noite desta segunda-feira, sobre o rio Judeu, além dos foguetes que serão lançados durante a procissão.

«Sabemos que há animais de estimação que não reagem bem ao barulho associado a um espectáculo destes. Assim, deixamos o alerta para que os donos possam estar atentos aos dois momentos em que se prevê haver lançamento de fogo de artifício / foguetes.

Esta segunda-feira serão lançados foguetes durante a procissão em Honra de Nossa Senhora do Monte Sião, que decorre entre as 16h30 e as 18, e a salva de foguetes terá lugar junto ao cais de Amora.

Pelas 24h00, terá então lugar o espectáculo pirotécnico para o encerramento das Festas Populares de Amora 2022.

Aos tutores de animais, a Junta de Freguesia indica que antes dos fogos: «acostume o animal aos barulhos mais altos – pode usar sons de fogos de artifício num volume baixo e reforçar positivamente o seu animal quando ele ignora os sons e fica relaxado. Depois vá aumentando o volume; crie um ambiente/local calmo e relaxado – assim na altura de maior stress o seu animal tem um sitio em que se sente seguro. Pode ajudar usando feromonas, principalmente com os gatos. Use camas e esconderijos que o seu patudo mais goste e onde se sinta confortável; passeie e brinque com o seu animal – durante o dia e antes de começar os fogos deve ir passear ou brincar com o seu animal para o cansar e relaxar; alimente o seu animal – faça-o com 1 a 2 horas de antecedência da altura que sabe que vai ocorrer maior barulho, assim o seu animal estará mais relaxado, mas também não o deixe totalmente saciado para que não aumente a probabilidade de vomitar com o stress».

Já durante os fogos pirotécnicos, os tutores de animais devem: «ter os dados do microchip em dia e coloque uma coleira identificadora caso, por acidente, ele fuja; não deixe o seu animal sozinho (sempre que possível); feche todas as portas, janelas, persianas, cortinas, para minimizar todo o barulho exterior; mantenha-se calmo, relaxado e ignore o barulho exterior (o seu animal vai sempre olhar para si a procura de sinais de alerta); mantenha, se possível, uma rotina normal durante os foguetes; coloque comida dentro de brinquedos para tentar distrair o seu animal do barulho exterior; brinque com o seu animal durante os espetáculos pirotécnicos para o distrair; caso seja um gato, não o tente retirar do esconderijo que ele arranjou, podendo stressá-lo mais; se o patudo está habituado a sons de televisão ou rádio, mantenha estes ligados e altos, tentando abafar os sons exteriores, mas sempre com a atenção de não piorar o estado de alerta do animal; caso o seu animal seja mesmo muito medroso, fique junto dele e dê-lhe carinho para o acalmar; se estiver na rua, coloque a trela no seu animal para o impedir de fugir e poder se perder, ou pior, magoar-se seriamente; pode ainda usar alguns calmantes naturais para diminuir o stress e, caso tenha um animal que sofra de convulsões, tenha preparada a medicação SOS para as mesmas. Deve para isto consultar o seu médico veterinário para mais informações».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *