Parceiros
Cantinho da BicharadaCoimbra

‘Juanita, mãe coragem’: gata ferida com gravidade não desistiu dos seus filhotes

- publicidade -

A Associação Gatos Urbanos, de Coimbra, conta a história de uma gata, que mesmo gravemente ferida, não deixou de procurar os seus gatinhos, e a quem apelidaram de ‘Juanita, mãe coragem’.

«A história de Juanita, gata de rua, tem agora muito de belo e de humano» contam as voluntárias.

«Juanita apareceu com trauma grave na cabeça que lhe destruiu o olho. Como tantas gatas de rua, Juanita tinha sido mãe há cerca de uma semana. Mas nas suas buscas por comida, alguma coisa de grave aconteceu.»

Os cuidadores deram por falta de Juanita e procuraram os seus filhotes, para cuidarem deles.

«Mas no coração de Juanita havia uma missão: cuidar dos seus filhotes. Reuniu forcas e voltou para estes. Vinha fraca, dorida, ferida. Chegou-se a eles e já não podia mais com tanta dor. Mas ali ficou com eles.»

Os vizinhos que trataram dos gatinhos alertaram a Gatos Urbanos que foi em socorro de Juanita.

«A equipa liderada por Alda Marques sabia o que tinha a fazer, e a mãe e os seus bebés foram de imediato transportados para as urgências da Vetcondeixa, onde estão internados para que se mantenham juntos e a mãe possa ser operada.»

As voluntárias contam ainda que «a medicação para as dores permitiu que Juanita relaxasse», tendo sido depois operada de emergência para a remoção de um olho.

Juanita tem o olho perdido, que terá de ser removido, mas não há lesões graves na boca ou no maxilar. «Tudo indica que foi trauma por acidente.»

Mãe e bebés já voltaram para o local de origem «tendo sido improvisado um abrigo numa garagem, com luz natural, para evitar que a Juanita fique em jaula. Numa caixa foi feita uma caminha e colocada um pano a fazer de “tenda” para dar uma sensação de refúgio.»

A Gatos Urbanos agradece ainda «a extraordinária e maravilhosa onda de apoio permitiu que este final feliz tenha sido possível.

Este é o sinal de gratidão e de harmonia de um animal que em sérias dificuldades, ferida, veio ter com seus filhotes.»

- publicidade -

Sondagem | Tem condições para acolher refugiados ucranianos em sua casa?
VOTE AQUI!
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Escreva um comentário