Sociedade

Jovens “tik tokers” ganham entre 1000 e 1500 euros por vídeos de 15 segundos

A rede social TikTok, que é bastante popular principalmente entre os mais jovens, tem vindo a crescer significativamente em Portugal, contando neste momento com cerca de 3 milhões de utilizadores, despertando cada vez mais o interesse de agências de publicidade e marcas em geral.

Esse interesse leva as marcas a pagar valores a rondar os 1000 e os 1500 euros por conteúdos de 15 ou 20 segundos, valores irrisórios quando comparados com o que se gasta nos meios tradicionais, mas que representam pequenas fortunas para os criadores desses conteúdos, normalmente jovens estudantes abaixo dos 23 anos.

Uma equipa de reportagem da RTP foi conhecer a realidade de alguns destes jovens criadores de conteúdos, perceber como é que facturam tanto dinheiro e ouvir os alertas de especialistas.

As marcas, sejam de roupa, artigos electrónicos, beleza e bem-estar, estão dispostas a pagar milhares de euros por publicidade digital, atingindo com precisão o seu o público-alvo, através destes jovens com idades entre os 18 e os 22 anos que coleccionam seguidores nas redes sociais sociais.

Por seu turno, os especialistas falam em dependência dos jovens em relação às redes socais e alertam para o risco de os valores, hoje em dia, serem partilhados por ‘tik tokers’, ‘youtubers’ ou instagramers’, em vez de serem passados pelos progenitores ou pela escola.

Nem Aldous Huxley previu isto no seu “Admirável Mundo Novo”…


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *