AtualidadeDistrito de Setúbal

Jovens partilharam experiências com Bispo de Setúbal sobre covi19

Bispo de Setúbal ouviu testemunhos sobre covid19

O bispo de Setúbal presidiu à ‘Via Sacra Jovem’ 2021, uma partilha através do testemunho de quem foi de alguma forma afetado pela pandemia Covid-19 na vida pessoal, profissional e na sua missão.

‘Partilha-te na Cruz – A Via Sacra em Testemunho’ foi o tema da ‘Via Sacra Jovem’ 2021, uma iniciativa organizada pelo Departamento da Juventude diocesano, através do Zoom e transmitida nas redes sociais, que contou com uma numerosa participação de jovens e de comunidades de toda a diocese.

«Ao trazer aqui a memória da cruz de Jesus que se encarnou no meio de nós, em todas estas realidades que não são encenadas, são realidades vividas, cada um e cada uma teve ocasião de viver essa dor, muitas vezes com pessoas queridas.

Tudo isto é o mundo que vivemos, é o mundo que experimentamos, nem sempre é tudo bonito», frisou D. José Ornelas.

O bispo de Setúbal revelou que espera «celebrar a paixão de Jesus em 2022 de outra forma», e destacou que existem «grandes desafios a construir», em concreto a Jornada Mundial da Juventude 2023.

Entre outras vivências, os testemunhos também trouxeram o acompanhamento de pessoas em necessidade na Cáritas Diocesana de Setúbal, mais concretamente no Centro Social São Francisco Xavier; e de pessoas com dependências na Associação Vale de Acór, no Pragal, Almada.

As cenas da Paixão de Jesus foram encenadas pelo grupo ‘Jovem Levanta-te’, da Paróquia da Amora, com o seu ‘teatro negro’, e a música da responsabilidade da Equipa SOM, dos Convívios Fraternos de Setúbal.

As comunidades paroquiais e os movimentos também estiveram presentes na Via Sacra e foram representadas por 14 grupos de jovens.

A ‘Via Sacra Jovem 2021’ foi a proposta do mês de fevereiro do ‘Sentido 23’, iniciativa que assinala mensalmente o ‘Dia JMJ’ (Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023).

Fonte: Agência Ecclesia


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *