Distrito de SetúbalDistritos

Jovens da LATI elaboram exposição sobre lixo nos oceanos

No âmbito do projeto pedagógico “planeta azul” e da participação no programa eco-escolas, a área de crianças e jovens da LATI – Liga dos Amigos da Terceira Idade, na freguesia de São Sebastião, Setúbal, inaugurou, no dia 5 de junho, uma exposição intitulada “Mar ou Plástico”, composta por trabalhos realizados pelos jovens durante o ano letivo 2018/2019.

A mostra “Mar ou Plástico”, patente até 31 de julho, no 2º piso da área de jovens (CATL), tem como objetivo principal a sensibilização para a problemática do lixo, particularmente do plástico, nos oceanos e no Estuário do Sado.

Após a inauguração da mostra, pela diretora da área de crianças e jovens da LATI, Maria de Jesus Gonçalves, algumas crianças entre os 10 e os 13 anos de idade, guiaram os convidados, entre os quais o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS), que considerou a exposição “digna do Oceanário”.

Iniciando a visita no fundo do oceano, onde as ondas são feitas de garrafas de plástico, material que de acordo com as crianças, “representa 70 a 95 por cento do lixo no mar”, os visitantes são guiados por um corredor onde se demonstra a importância do oceano para as atividades económicas, para a produção de oxigénio, para a biodiversidade, etc.

O lixo marinho, que ameaça a vida dos oceanos, tem destaque na exposição, onde são indicadas as diversas formas como os resíduos chegam ao mar, como por exemplo quando os descartamos pela sanita; assim como estatísticas indicativas do tempo de decomposição de diversos materiais no mar.  Formas de prevenir a poluição e a importância das pradarias marinhas no estuário do Sado, são outros dos destaques da exposição, composta por cartazes, fotografias, esculturas feitas com materiais reciclados, entre outros trabalhos elaborados por todos os jovens da valência da LATI.

“Parabéns por este caminho que fizeram e por engrossarem o rio de instituições que têm hoje grandes preocupações ambientais e que todos os dias trabalham a problemática do ambiente”, expressou o presidente da JFSS que acredita “as pequenas ações diárias são determinantes e podem contribuir para melhorar o ambiente”. No entanto, “é preciso que haja sensibilização e as instituições de ensino estão na linha da frente no que diz respeito à consciencialização”, concluiu o autarca.

A guardiã do mar Dina Santos, do projeto Ocean Alive, elemento importante na construção da exposição e na realização de várias atividades ao longo do ano, revelou que “ao longo dos tempos temos vindo a ver cada vez menos lixo”, graças às ações de sensibilização junto da comunidade piscatória, um indicador da mudança de comportamentos. Além da consciencialização, a Ocean Alive promove também ações de limpeza, nas quais já conseguiu recolher 55 mil embalagens de sal, com a ajuda de mais de 3 mil e 400 voluntários.

Numa das paredes, está ilustrado o trabalho realizado desde o início do ano letivo, no âmbito do programa eco-escolas. “O objetivo do nosso projeto pedagógico é trabalhar a questão da sensibilização ambiental, porque é nas camadas mais jovens que devemos atuar para proceder à alteração de mentalidades”, revela Vanda Monte, coordenadora da área de jovens, que expõe a intenção da LATI de continuar a candidatar-se ao eco-escolas, com vista a atingir o galardão, intervindo com a juventude na área do ambiente.

Além de saudar o projeto, o presidente da JFSS, acompanhado pela secretária do executivo, Ana Bordeira, membro do Conselho Eco-Escolas da LATI, ofereceu 180 garrafas de plástico reutilizável à instituição, artigos solicitados à autarquia que acedeu ao pedido porque “estava ao nosso alcance”, indicou Nuno Costa, “e por isso temos muito gosto em poder contribuir com a oferta destas garrafas para utilizarem nas vossas instalações”.

“Podem contar com o nosso apoio, na medida das nossas capacidades”, indicou o autarca, que fez votos de que o CATL Jovens “continue este trabalho, porque ele é absolutamente necessário”.

 

Fonte: Junta de Freguesia de São Sebastião


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *