DestaqueSeixal

Jovens conquistam realidade virtual e inteligência artificial no Seixal

A manhã deste sábado foi marcada pela inauguração oficial, nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, do espaço onde vai funcionar o mais recente projecto do município para os jovens, o ‘Seixal Criativo’.

Destinado a jovens que frequentam o 10.º ano na área de ciências, o ‘Seixal Criativo’ traduz-se num centro de aprendizagem e experimentação baseado em projetos nas áreas da ciência e tecnologia, e irá permitir desenvolver projetos diversos de robótica, realidade aumentada e realidade virtual, inteligência artificial generativa, entre outros.

Os participantes vão contar com o apoio dos professores António Câmara e Edmundo Nobre, e de vários especialistas, ao longo dos meses.

A conferência, na qual participaram muitos dos alunos inscritos e encarregados de educação, foi iniciada por Paulo Silva, presidente da edilidade, que explicou ter o projecto surgido “da ideia de que se os jovens das nossas escolas tivessem acesso mais cedo a estas novas realidades tecnológicas, quando chegarem à universidade terão uma visão muito mais complementada e um conhecimento mais aprofundado, bem como uma noção das suas capacidades.

E não tenho dúvidas de que vão conseguir aproveitar bem todas as dinâmicas deste projecto.”

Já com oitenta jovens inscritos, “o ‘Seixal Criativo’ é um projecto gratuito, suportado pelo orçamento da Câmara Municipal, e desafiante, com o qual pretendemos levar os jovens a pensar e a colocar ideias.

Trata-se de um projecto complementar à escola pública, a quem foi apresentado e que foi recebido com muita expectativa, mas também virado para o mercado de trabalho, e por isso contamos com parcerias com empresas como a Siemens e a NOS, e em breve uma grande empresa de Braga, que pondera mesmo a expansão para sul no Seixal.”

Com este projecto, Paulo Silva defende que “estes jovens irão apresentar ao mundo o que de melhor se faz no Seixal, bem como surgir com novas iniciativas, e uma delas será a ‘Seixalíada Digital’, para desenvolvimento de jovens desportistas, à semelhança do que já temos com o mais importante evento desportivo popular, que é a Seixalíada”.

O autarca parabenizou “a primeira geração que irá usufruir deste projecto, aproveitem porque têm aqui o futuro nas vossas mãos” e deixou ainda agradecimentos “aos pais destes jovens, que permitem a sua participação, aos professores e aos trabalhadores da autarquia, que abraçaram o projecto com entusiasmo desde o início”.

As intervenções seguintes couberam ao professor António Câmara, que explicou alguns dos aspectos da aplicação da realidade virtual e da inteligência artificial generativa.

Como mentor do Seixal Criativo, destacou o processo de contacto com os alunos “que foi uma experiência fantástica, e conseguimos perceber o imenso potencial destes jovens”.

John Filipe, realizador e criativo da ‘Ridley Scott Creative Group’ falou da sua experiência e deixou algumas dicas motivacionais para “os jovens que têm agora oportunidade de poder falhar nos seus projectos e assim aprender a ultrapassar as dificuldades”.

Seguiu-se César Barbosa, arquiteto, e John Hagie, CEO da empresa TUGA Innovations, criadora de uma viatura 100% eléctrica, que relembraram o passado ligado à aventura e descobrimento no concelho “com dois irmãos, Paulo e Vasco da Gama, dos quais vocês são agora herdeiros”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *