Saúde

Jovem de 17 anos morre com miocardite após três idas às urgências da CUF Descobertas

João Pedro Souto morreu em 2020 devido a uma miocardite detectada tarde demais, avança esta quarta-feira a CNN Portugal.

Segundo conta aquele canal, o jovem, na altura com 17 anos, foi pela primeira vez às urgências do hospital CUF Descobertas, em Lisboa, no dia 16 de Novembro de 2019, tendo-lhe sido diagnosticada uma infecção respiratória.

Dois dias depois, nova ida às urgências, e dessa vez os médicos detectaram uma pneumonia. Apenas à terceira visita é que o diagnóstico foi correcto: miocardite (inflamação do tecido muscular do coração – miocárdio – que causa a morte do tecido).

Em entrevista à CNN Portugal, os pais de João falam em negligência médica e garantem ter avançado com uma queixa-crime contra os médicos daquela unidade hospitalar. Porém, já passaram três anos e os processos continuam a arrastar-se pela Justiça, apesar de haver pareceres médico-legais que sustentam a tese dos pais: negligência médica.

Os pais de João apresentaram ainda queixa na Ordem dos Médicos contra os dois pediatras que avaliaram o jovem nas primeiras duas visitas, mas o caso acabou arquivado.

Depois do terceiro diagnóstico, João esteve internado nos cuidados intensivos durante 102 dias e foi submetido a sete cirurgias, mas não resistiu e morreu a 4 de Janeiro de 2020.

A mãe de João fala em “corporativismo médico”, exige “que seja feita justiça” e que os médicos em questão “sejam responsabilizados”.

No entanto, os pais do jovem acabaram por ser processados por uma das médicas da CUF Descobertas, que os acusa de difamação.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *