Política

José Sócrates em possível violação de lei por ir ao Brasil sem avisar Ministério Público

Ex-primeiro-ministro pode ver serem revistas as medidas de coação devido a viagens sem aviso.

As idas de José Sócrates ao Brasil, para participar num doutoramento em Relações em Relações Internacionais na Universidade Católica de São Paulo e em ações do Partido dos Trabalhadores (PT), sem aviso estão no centro da polémica com o Ministério Público (MP).

Escreve o Observador que as viagens não são do conhecimento do MP, estando o ex-governante sujeito à medida de coação mínima devido aos autos do processo que é arguido.

A omissão das viagens pode constituir uma violação da lei, explica a mesma fonte, em que “todos os arguidos com o termo de identidade e residência têm de comunicar ao respetivo tribunal a sua localização exata, sob pena das medida de coação serem reavaliadas”.

José Sócrates, sobre o assunto, disse à CNN Portugal que não sente obrigação em comunicar ao tribunal “nada mais que não seja o meu termo de residência”. No entanto, o advogado do mesmo não tem a mesma linha de pensamento, adiantando à Visão que lhe irá pedir que informe o tribunal das viagens que realizou.

O MP irá promover junto do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa o pedido de notificação a José Sócrates, para que esclareça a razão da falta de comunicação das viagens ao Brasil. Dependendo da resposta, esta “história” poderá terminar com a reavaliação das medidas de coação.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *