DestaqueDistrito de SetúbalDistritos

José Hermano Saraiva traz discórdia entre o executivo palmelão

Com o início da ocupação da recém construida Urbanização Casas da Quinta na Volta da Pedra, surgiu a necessidade de identificar as diferentes ruas (no total 15) de forma a que, por exemplo, num caso de emergência a situação possa ser devidamente sinalizada e atendida.

Para decidir quais os nomes a atribuir aos arruamentos a Junta de Freguesia de Palmela sugeriu 10 propostas de personalidades com significado no seio da população. Dirigentes associativos, autarcas, fundadores de diversas associações, empreendedores e governantes, o que os liga é o seu contributo para com Palmela, o que os tornou ilustres figuras no concelho.

Contudo, uma das propostas em cima da mesa em nada agradou o vereador Luís Calha (CDU). Trata-se da “Rua José Hermano Saraiva” – Governante e conceituado Historiador-. Segundo o vereador da CDU “os dois títulos pelos quais se quer identificar José Saraiva em nada dignifica o bom nome da terra. Por um lado. para muitos entendidos da matéria,  o palmense nunca foi um historiador de renome. Por outro , estamos a dignificar um governante que regeu em tempos ditatoriais.”

Esta afirmação causou algum reboliço na mesa pelo que os diferentes partidos chegaram à conclusão que o mais sensato seria identificar a rua em questão pelo quanto José Saraiva dignificou o nome de Palmela e o levou a varios pontos do país e não pela parte da história a que se encontra ligado, ou seja,  ao regime salazarista do qual ocupo o cargo de Ministro da Educação entre 1968 e 1970. A proposta foi aceite por todos os vereadores, excluíndo Luís Calha que se absteve, pois “não é por se alterar o título da pessoa que se altera os seus feitos”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *