AtualidadeComunicados de ImprensaPaís

Jornalista do Público suspenso por prática de plágio

A direção Editorial do Jornal Público avançou com um texto esta segunda-feira, 10 de Outubro, no qual refere que tomou conhecimento durante este fim de semana que um dos seus jornalistas está envolvido em práticas de plágio. O caso não é único.

Trata-se de Vítor Belanciano, renomado jornalista musical do Público. O jornalista, que anteriormente já foi objeto de uma denúncia por ter transcrito na íntegra uma peça do jornal El País, no dia 18 de Setembro. Neste primeiro incidente, a Direção Editorial do Público repreendeu a atitude do mesmo, contudo, Vítor Belanciano continuou a exercer funções, como indica o próprio jornal. “Mesmo sendo difícil de conceber como foi possível que um jornalista prestigiado e com uma longa carreira tenha cometido este erro, a verdade é que os jornalistas, mesmo os melhores, falham”. Até ao momento, o jornalista não tinha qualquer antecedente de plágio.

Foi então que no último fim de semana surgiram mais dois casos, que colocaram em cheque a reputação do jornalista e do próprio jornal. O que aparentemente foi um caso sem exemplo, transcende para um assunto de tom bastante mais sério e que compromete o bom desempenho profissional de um jornalista.

As medidas adotadas pelo jornal foram as de promover a credibilidade perante os leitores, afastando assim Vítor Belanciano. Não foram descritas as ações concretas que serão aplicadas ao caso, mas foi esclarecido que este será tratado em conformidade com a gravidade do mesmo. “Com a integral observância dos preceitos legais, serão adoptadas as demais medidas que ao caso couberem.”

Vítor Belanciano está associado ao Público há mais de dez anos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *