CrimeDesporto

Jorge Mendes recebe denúncia na justiça por parte do antigo vice-presidente do Valência

O antigo vice-presidente do Valência, Miguel Zorío, apresentou esta segunda-feira, na Procuradoria Anticorrupção em Espanha, um processo contra o empresário português Jorge Mendes, que é atualmente o maior acionista do clube espanhol.

De acordo com o jornal espanhol Mundo Deportivo, em causa estão vários crimes económicos, destacando-se uma negociação entre o Valência e o Barcelona que ocorreu em 2019.

Nesse período de transferências, o clube valenciano vendeu um dos seus guarda-redes, Neto Murara, ao Barcelona por 26 milhões de euros, com mais 9 milhões mutáveis. Nesse mesmo período, o Barcelona também vendeu o seu guarda-redes, Jasper Cillessen, por 35 milhões ao Valência. Com esta dupla transferência, ambos os emblemas viram parte dos seus problemas relacionados com o fair play financeiro desaparecerem.

“Os dirigentes do FC Barcelona beneficiaram deste mesmo artifício contabilístico e tudo foi feito com o olhar descontraído da Liga Espanhola de Futebol”, denuncia Zorío, indicando várias outras negociações suspeitas feitas pelo empresário português. “A participação de fundos de investimento e clubes ligados a Jorge Mendes nestes negócios, como o Benfica Stars Fund ou a Quality Sports Investments, incidem em crimes de administração desleal e corrupção entre particulares. Tudo isso com a conivência do presidente do Valência CF em todos os momentos”, expõe Zorío.

No processo, estão anexados os crimes de contabilidade falsa, apropriação indébita, administração desleal e corrupção entre particulares.

“Esta é a primeira vez que Peter Lim é denunciado como administrador do Valencia CF e estes crimes estão inseridos no código penal espanhol. Agora Peter Lim não se poderá esconder atrás dos presidentes que colocou no comando do clube. Ele é o maior responsável, embora não o único, pelo esvaziamento económico, desportivo e social do Valencia CF”, concluiu Zorío.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *