PaísPolítica

João Galamba entra com o pé esquerdo nas negociações com os pilotos da TAP

O presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), mostrou-se insatisfeito com a reunião da estrutura com o ministro das Infraestruturas, João Galamba, sublinhando que o recente ministro abandonou o local da mesma forma “inaudita” e que ficaram “preocupadíssimos” com o dossier.

De acordo com a Agência Lusa, Tiago Faria Lopes indicou que o SPAC se reuniu esta sexta-feira com o governante, mas ficou desagradado com o resultado.

“O motivo desta reunião era apresentarmo-nos e discutir algumas preocupações que temos em relação ao grupo TAP. O ministro João Galamba não nos deu tempo”, criticou.

“Um ministro, aliás, que desculpa os erros de gestão com os supostos lucros da TAP Air Portugal em 2022”, referiu, salientando que o governante “culpabiliza os maus resultados da TAP” com “a massa salarial dos trabalhadores, nomeadamente dos pilotos”.

“Recordamos que esses lucros muito advêm dos cortes salariais e do aumento dos preços”, assinalou, garantindo que “o grupo IAG aumentou a massa salarial para 21,5%, a Lufthansa para 24% e o grupo KLM Air France para 31%, sendo que a TAP diminui de 21% para 14,3% escudando-se na União Europeia”.

“O que a União Europeia fez foi pedir à TAP para reduzir custos, mas isso não significa salários apenas”, referiu.

“E o ministro que abandona uma reunião de apresentação de uma forma inaudita, penso que não está preparado para o ‘dossier’ que é a TAP Air Portugal. E se nós estávamos muito preocupados, neste momento estamos muitíssimo preocupados”, acrescentou.

Depois de reunião com contornos negativos, Tiago Faria disse ter ficado “estupefacto e incrédulo”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *