AtualidadePolítica

Joacine Katar Moreira enverga hijab contra a ‘islamofobia e misoginia’

- publicidade -

A deputada Joacine Katar Moreira lançou no seu perfil de Facebook um post no qual se apresenta a usar um hijab, lenço tradicional usado pelas mulheres que seguem a religião islâmica.

Na curta mensagem deixa pela deputada pode ler-se «Por Respeito e Liberdade religiosa! Contra a islamofobia e a misoginia. “Hands off my hijab”!».

O hijab significa em arábe «cobertura», e é utilizado pela mulheres na doutrina islâmica para «permitir a privacidade, a modéstia e a moralidade, ou ainda ‘o véu que separa o homem de Deus’».

Actualmente esta veste é obrigatória na Arábia Saudita e na República Islâmica do Irão, mas em vários países da Europa está a ser legislada a proibição do seu uso em público, e sobretudo em escolas.

Desde 2011 que em França as mulheres islâmicas estão impedidas de sair à rua com burqa ou niqab, e a 13 de Abril, o senado francês aprovou a proposta de proibir pessoas com menos de menos de 18 anos de usar hijab em público.

Esta decisão lançou o movimento ‘Hands off my hijab’, iniciado com uma publicação viral de Rawdah Mohamed, modelo somali-norueguesa, e que a deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira agora divulga.


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo