Joacine Katar Moreira enverga hijab contra a ‘islamofobia e misoginia’

A deputada Joacine Katar Moreira lançou no seu perfil de Facebook um post no qual se apresenta a usar um hijab, lenço tradicional usado pelas mulheres que seguem a religião islâmica.
Na curta mensagem deixa pela deputada pode ler-se «Por Respeito e Liberdade religiosa! Contra a islamofobia e a misoginia. “Hands off my hijab”!».
O hijab significa em arábe «cobertura», e é utilizado pela mulheres na doutrina islâmica para «permitir a privacidade, a modéstia e a moralidade, ou ainda ‘o véu que separa o homem de Deus’».
Actualmente esta veste é obrigatória na Arábia Saudita e na República Islâmica do Irão, mas em vários países da Europa está a ser legislada a proibição do seu uso em público, e sobretudo em escolas.
Desde 2011 que em França as mulheres islâmicas estão impedidas de sair à rua com burqa ou niqab, e a 13 de Abril, o senado francês aprovou a proposta de proibir pessoas com menos de menos de 18 anos de usar hijab em público.
Esta decisão lançou o movimento ‘Hands off my hijab’, iniciado com uma publicação viral de Rawdah Mohamed, modelo somali-norueguesa, e que a deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira agora divulga.

Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito