Atualidade

Jesuítas receberam duas denúncias de “toques em zonas íntimas” em menores

O Serviço de Escuta da Província Portuguesa da Companhia de Jesus e recebeu, em três meses, “duas denúncias de abusos de menores, envolvendo dois jesuítas já falecidos”.


O comunicado foi revelado pelos jesuítas esta terça-feira. As situações remontam aos anos 50 e 80 e “referem-se a toques em zonas íntimas”.


“As vítimas pretendiam dar a conhecer a situação vivida, tendo, por isso, sido acolhidas e escutadas e o seu sofrimento reconhecido”, pode ler-se na mesma nota.


Este Serviço jesuíta foi ainda contactado “por outras vítimas que, relatando abusos ocorridos fora do âmbito da Companhia de Jesus”, tendo sido “acolhidas, informadas e orientadas relativamente às entidades competentes para receberem os testemunhos e tratarem as denúncias”.


A Companhia de Jesus “lamenta profundamente o impacto e o sofrimento que estas situações causaram às vítimas e reza para que possam agora encontrar paz e serenidade”.


O serviço recebe e trata denúncias através do endereço de email escutar@jesuitas.pt ou do contacto telefónico 21 754 30 85, entre as 9h30 e as 18h00.


Recorde-se que, a pedido da Conferência Episcopal Portuguesa, foi também criada a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais Contra as Crianças na Igreja Católica. Esta pode ser contactada pelo email geral@darvozaosilencio.org ou pelo número 91 711 00 00.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *