Distrito de SetúbalPolítica

JCP realizou 16.º Encontro Regional de Setúbal

A Organização Regional de Setúbal da Juventude Comunista Portuguesa realizou no dia 20 de Fevereiro, em Setúbal, o 16.º Encontro Regional, realizado no quadro do 12.º Congresso da Juventude Comunista Portuguesa, com o lema ‘Mil Lutas no Caminho de Abril. Organizar. Transformar’.

«Um encontro ligado à vida, à juventude e às suas lutas, que contou com a participação dos jovens comunistas da região e convidados, num momento de discussão dos problemas das suas escolas, faculdades e locais de trabalho» refere a nota enviada às redações.

«Vários foram os relatos sobre os impactos decorrentes da Covid-19 que se fazem sentir na educação, onde o governo do PS continua a adiar as respostas necessárias no combate ao vírus.

O encerramento das escolas decretado pelo Governo e a consequente pausa lectiva prejudica mais uma vez os estudantes, confrontando-os com  a  incerteza  e  condicionando   o  processo   de  ensino-aprendizagem.  

Além  dos  problemas  imediatos decorrentes com o ensino à distância, vieram diversos relatos de escolas com amianto, com obras por concluir, a   falta   de   funcionários   ou   ainda   os   vários   problemas   nas   Instituições   do   Ensino   Superior   devido   ao subfinanciamento criando diversos problemas concretos no IPS, como é o caso da Escola Superior de Saúde, que tarda em ser construída, ou diversos problemas pedagógicos na FCT.

No Ensino Profissional é necessário dissipar a incerteza quanto à retoma das actividades lectivas, particularmente dos estágios, garantindo que os estudantes não são prejudicados na reposição de módulos ou de horas de estágio, como aconteceu no último ano lectivo.

No quadro da juventude trabalhadora, mantém-se o aproveitamento da situação pandémica por parte do patronato.

À boleia da precariedade, generalizam-se os despedimentos, aprofunda-se a desregulação dos horários de trabalho e a diminuição de rendimentos.

A ampla discussão tida neste Encontro reforça a JCP na Região, com uma nova Resolução Política que guiará a acção dos jovens comunistas em Setúbal até ao próximo Encontro, bem como uma nova e reforçada Comissão Regional, que irá dirigir a Organização Regional no mesmo período.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *