AgendaPaís

Já se sabe o programa das 7 Maravilhas de Portugal da Cultura Popular

A Organização das 7 Maravilhas de Portugal conta com 140 finalistas regionais, com o propósito de promover a autenticidade nacional e levar mais pessoas a todos os cantos do país. Os vencedores vão participar em eliminatórias transmitidas em direto a partir do dia 6 de julho, na RTP1.

As 20 regiões participantes são Lisboa, Viseu, Vila Real, Viana do Castelo, Setúbal, Santarém, Porto, Portalegre, Madeira, Açores, Leiria, Guarda, Faro, Bragança, Castelo-Branco, Coimbra, Évora, Beja, Braga e Aveiro.

Primeiramente será a fase das eliminatórias regionais, em que cada uma conta com sete candidatos. O vencedor de cada uma das 20 regiões segue em frente no concurso. Os votos dos populares de cada localidade vão decidir quem passa à próxima fase. As sete categorias são as seguintes: “Artesanato”, “Lendas e Mitos”, “Festas e Feiras”, “Músicas e Danças”, “Rituais e Costumes”, “Procissões e Romarias”, e “Artefactos”.

Haverá também um programa de repescagem, onde os segundos classificados de oito regiões se vão juntar aos já finalistas. Serão então 28 semi-finalistas, que vão ser posteriormente distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto. No dia 7 de setembro vão ser declaradas as 7 Maravilhas da Cultura Popular, na RTP1.

O Diretor da RTP1 e da RTP Internacional, José Fragoso, mostrou-se motivado com a edição deste ano.No ano passado, com a competição centrada nos Doces de Portugal, conseguimos uma mobilização nacional popular excecional. Este ano a ambição é repetir o envolvimento dos portugueses em volta de elementos centrais da nossa identidade coletiva. É uma operação que envolve meios humanos e técnicos consideráveis, justificada pela oportunidade e pela enorme importância de revelar eventos e tradições, descobrir narrativas ou divulgar atividades singulares que fazem a diferença”.

[themoneytizer id=”61056-28″]

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *