Atualidade

Itália bloqueia TikTok depois da morte de menina de 10 anos em desafio na rede social

- publicidade -

Na Itália, o TikTok foi ontem bloqueado temporariamente para utilizadores cuja idade não está confirmada na rede social, depois da morte de uma menina de 10 anos a fazer um desafio.

A menina de dez anos morreu por asfixia, em Palermo, no sul da Sicília, enquanto participava no ‘jogo do lenço na cabeça’ [Blackout Challenge, em inglês], que consiste em estar o maior tempo possível sem respirar, enqaunto se filma para o Tik Tok.

tarot terapêutico

Pelo ocorrido, a Autoridade para a Proteção de Dados Pessoais disse, em comunicado, que vai “bloquear a rede social chinesa” com efeitos imediatos até 15 de fevereiro, a data prevista para que o TikTok corresponda às obrigações do regulador italiano.

O TikTok não pode utilizar “os dados de utilizadores cuja idade não foi determinada com uma segurança absoluta”, mas não confirma a idade mínima dos seus utilizadores que está fixada em 13 anos, uma vez que “não foi recusada pela empresa” a menina que acabou por falecer.

A autoridade de proteção de dados instaurou por isso um processo contra o TikTok, em dezembro de 2019, pela “falta de atenção à proteção de menores, a facilidade de contornar a proibição de registro de menores e a falta de transparência e clareza nas informações fornecidas aos usuários, bem como configurações pré-definidas que não respeitam a privacidade”.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui