País

Israel Paródia poderá vir a ser o primeiro médico a admitir: “Sou cigano e com orgulho”

Israel Paródia tem 21 anos, nasceu na Batalha, em Leiria, e frequenta o terceiro ano de seis do curso de Mecicina na NOVA Medical School (Faculdade de Ciências Médicas), em Lisboa. Até aqui, tudo perfeitamente normal, ou não estivéssemos a falar daquele que deverá ser o primeiro português (quase médico) a dizer alto e em bom som: “Sou cigano e com orgulho”.

Mas Israel não é o primeiro português da comunidade cigana que estuda medicina. Quem o garante é Bruno Gonçalves, dinamizador e mediador da comunidade cigana em Portugal e autarca eleito pelo Bloco de Esquerda para a Assembleia de Freguesia de Buarcos e São Julião, na Figueira da Foz. “Sabemos que há mais. Mas, por receio de represálias, escolheram esconder. E eu, mesmo que tenha pena, percebo. Na hora de conseguir emprego, isso pode ser uma barreira, um muro, infelizmente”, diz Bruno em declarações ao jornal Mensagem de Lisboa, que conta a história de Israel.

Israel Paródia sonha ser médico desde os 4 anos de idade. Foi sempre bom aluno e por isso foi tendo direito a algumas bolsas de mérito, fazendo agora a sua formação universitária ao abrigo da bolsa Gulbenkian Mais, que responde a jovens-prodígio estudantes nas mais diversas áreas.

“Nós só seguimos os valores que queremos da comunidade. É ofensivo pensarem que somos todos iguais”, frisa Israel, o segundo na sua família no ensino superior – um primo seu estuda Ciência Política. “Começa tudo na educação. Se estivermos bem formados, estaremos mais perto de derrubar preconceitos”, conclui.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *