Alcácer do SalCultura

Isabel Castro Henriques na Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal este sábado

A Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal recebe no dia 12 de dezembro (sábado), pelas 10h30, a apresentação do livro ‘Os «Pretos do Sado» – História e Memória de uma Comunidade Alentejana de Origem Africana (Séculos XV – XX)’, da autoria de Isabel Castro Henriques e com apresentação de Manuel Macaísta Malheiros.

Esta iniciativa, que se rege pelas normas determinadas pela Direção Geral da Saúde, é promovida pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal e pelas Edições Colibri, contando com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo e da Associação Cultural e Juvenil Batoto Yetu Portugal.

Isabel Castro Henriques nasceu em Lisboa, em 1946, tendo-se licenciado em História em 1974, na Universidade de Paris I – Panthéon-Sorbonne.

Em 1993, doutorou-se em História de África na mesma universidade francesa, com uma tese consagrada ao estudo da Angola oitocentista, numa perspetiva de longa duração. Professora Associada com Agregação do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, introduziu os estudos de História de África em 1974, orientou teses de mestrado e doutoramento e ensinou durante quase 40 anos História de África, História do Colonialismo e História das Relações Afro-Portuguesas, desenvolvendo hoje a sua investigação histórica sobre África e sobre os Africanos no CEsA/ISEG-Universidade de Lisboa.

Sinopse de ‘Os «pretos do sado» – história e memória de uma comunidade alentejana de origem africana (séculos XV – XX)’: «Nos finais do século XIX, José Leite de Vasconcelos registava a presença de uma comunidade de origem africana instalada na região alentejana do Vale do rio Sado.

Retomando a questão em 1920, Vasconcelos chamou a atenção para as múltiplas fórmulas que eram utilizadas para designar esses homens e mulheres de pele escura que seriam descendentes de africanos escravos ou livres, ali instalados há séculos, sem que se conhecesse a origem dessa instalação: Pretos do Sado, Carapinhas do Sado, Atravessadiços, Mulatos do Sado.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *