Cultura

IPS estreia-se no Festival FATAL

A companhia de teatro do Instituto Politécnico de Setúbal estreou-se no Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa (FATAL), com as produções “Mataram as Searas” e “Rosseau”. O evento decorre em formato online e disponibiliza as suas produções até dia 19 de maio.

As duas peças, encenadas pelo professor José Gil, representam o investimento que tem sido colocado pelo coletivo de teatro do Politécnico de Setúbal nestes oito anos de existência. “Mataram as searas” – uma produção radiofónica – e “Rosseau”, são os espetáculos que representam o distrito na maior mostra de teatro académico a nível nacional. Ao todo, o elenco conta com cerca de uma dezena de atores, com o contributo de toda a comunidade escolar.

“Mataram as Searas”, uma produção estreada em versão radiofónica no ano passado, é baseada num livro de José Caldeira Duarte, escritor e docente aposentado do IPS, e narra a história de um grupo de amigos, homens e mulheres que, perante o governo austero da troika, decide recomeçar a vida “levado pelo sonho de resistir ao roubo da terra e da dignidade”.

“Rosseau” é a aposta pelo grupo de teatro do IPS para estreia nacional em formato audiovisual. Interpretado por José Caldeira Duarte, o espetáculo apresenta-se como “um esboço” da vida de Jean-Jacques Rosseau, filósofo importante que inspirou a Revolução Francesa. Tem, na sua génese, um carácter mais humorístico e intimista, através da utilização dos textos escritos pelo próprio filósofo.

Para além da sua estreia no teatro FATAL, o grupo coletivo do Politécnico de Setúbal tem data marcada para o regresso presencial aos palcos, que dá a conhecer no comunicado enviado: 13 de maio, pelas 19h30, no Teatro da Animação de Setúbal e 15 de maio, pelas 16h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa.

Pode consultar os espetáculos do FATAL em https://www.fatal.ulisboa.pt/grupo-teatro-politecnico.php 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *