Distrito de Setúbal

IPS abre 117 vagas para Concurso Especial para alunos do Ensino Profissional e Artístico

A partir de segunda-feira, dia 6 de julho, os alunos com o curso concluído no ano letivo 2019/2020 podem apresentar candidatura a licenciaturas e mestrados integrados nas Instituições de Ensino Superior abrangidas pela Rede Sul e Ilhas.

Os estudantes terão de realizar uma prova de conhecimentos em função da área de formação do Ensino Secundário e da licenciatura a que pretendem candidatar-se. A prova será organizada em duas partes: Língua e Cultura Portuguesas e Prova Específica (Biologia, História e Cultura das Artes, Psicologia, Matemática, Matemática para as Ciências Sociais e Educação, Economia).

No total, este Consórcio abre vagas em 114 licenciaturas e 1 mestrado integrado. O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) oferece 117 vagas distribuídas por 30 licenciaturas, tanto em regime diurno, como em pós-laboral e noturno.



As condições e o calendário do concurso são definidos regionalmente, em articulação com várias Instituições de Ensino. Fazem parte da Rede Sul e Ilhas os Institutos Politécnicos de Beja, Portalegre, Setúbal e Santarém, as Universidades do Algarve, Madeira, Évora e Açores e, ainda, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique.

O propósito deste concurso é contribuir para a igualdade de oportunidades entre os candidatos ao Ensino Superior. Até agora, todos os alunos diplomados de via profissionalizantes estavam sujeitos à realização dos Exames Nacionais que avaliam matérias que não fazem parte do currículo dos seus cursos. Com a abertura destas novas vagas, pretende-se que a percentagem de alunos, elegíveis a este concurso, que prosseguem os estudos possa atingir os 40%.

Para esclarecer todas as dúvidas, estão agendadas duas sessões de esclarecimento através da plataforma Teams: Join Microsoft Teams Meeting

8 de julho, 17h30



14 de julho, 18h00

(Link disponível em: https://bit.ly/SessõesDeEsclarecimento)

Calendário:

Candidaturas às provas de conhecimentos: 6 a 17 de julho

Realização das provas: 24 de julho

Afixação dos resultados das provas: 3 de agosto

Após as provas, o Concurso decorre no site da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) em calendário a definir.

Mais informações no portal IPS: https://bit.ly/ConcursoEspecialIPS e https://bit.ly/iesFAQs

Fonte: IPS


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *