AtualidadeSesimbra

IPMA realiza cruzeiro científico GROW ao largo de Sesimbra

Está a decorrer de 19 a 23 de julho de 2021 o cruzeiro científico GROW, na baía de Sesimbra, a bordo do navio de investigação do IPMA “Diplodus”, envolvendo equipas do IPMA e do INESCTE (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência).

Este cruzeiro corresponde à campanha de testes de mar do sistema de comunicações sem fios, desenvolvido no âmbito do projeto GROW (PTDC/EEI-COM/29466/2017) Long-range Broadband Underwater Wireless Communications, projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, segundo informa o IPMA.

O projeto GROW pretende desenvolver uma solução para comunicações sem fios subaquáticas, de longo alcance e débito elevado.

A solução combina tecnologias sem fios de curto alcance (rádio e óticas), Veículos Autónomos Submarinos (AUVs) intermédios como transportadores de dados, e comunicações acústicas de longo alcance para controlo em tempo real do alcance, débito e latência da ligação de dados subaquáticos.

«Os objetivos desta campanha são a demonstração final da aplicabilidade do sistema de comunicações submarinas em ambiente real; a demonstração da operacionalização do sistema de localização desenvolvido no projeto GROW para o sistema vídeo de observação direta, em tempo real, do fundo do mar, o sistema SeaSpyder do IPMA.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *