Atualidade

IPMA não prevê ‘onda de calor’ para Portugal

- publicidade -

Ao contrário do que foi sendo referido nos últimos dias na comunicação social, o Instituto do Mar e da Atmosfera não prevê qualquer onda de calor para o território nacional no final de Agosto.

Na nota publicada pelo IPMA, é referido que «a região do mar Mediterrâneo Central e Oriental, tem sido alvo de uma onda de calor desde o final do mês de julho, afetando partes da Turquia, Grécia e Itália com incêndios devastadores e de grandes dimensões, ameaçando populações e zonas edificadas.

De salientar que, presentemente, não se prevê a ocorrência deste tipo de condições meteorológicas extremas em Portugal.»

Apenas, e «como é típico desta época do ano, o risco de incendio irá manter-se muito elevado a máximo em vários concelhos e a sua evolução deve ser acompanhada com a informação disponibilizada pelo IPMA».

O Instituto frisa ainda que «nas próximas semanas, de 16 a 22 de agosto e de 23 a 29 de agosto, não existe indicação de valores anómalos significativos relativamente à temperatura média para o território continental, com base na previsão alargada fornecida pelo modelo Europeu – ECMWF, pelo que, face aos dados do modelo, deverá ser semelhante à climatologia do mês de agosto».

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo