Uncategorized

IPMA coloca oito distritos de Portugal continental sob aviso vermelho

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso vermelho oito distritos de Portugal Continental, o mais elevado na escala de avisos, durante terça e quarta-feira.

O aviso vermelho vai ser levantado devido ao aumento da temperatura máxima e mínima do ar, «que irá agravar-se a partir de dia 12, prevendo-se que quase todas as regiões de Portugal continental alcancem valores de temperatura máxima superiores a 40°C durante os próximos dias», explicou o IPMA num comunicado.

Segundo o Instituto, o calor vai atingir o seu pico previsivelmente nos dias 13 e 14, nomeadamente «no Alentejo onde se poderá registar valores da ordem de 46°C, no vale do Tejo, com 45°C, e no nordeste transmontano com valores entre 40 e 44 °C».

De acordo com a previsão apresentada no site do IPMA, na terça-feira e quarta-feira, haverá oito distritos sob aviso vermelho: Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Bragança, Vila Real, Porto, Braga e Viana do Castelo entre as 09h00 e as 18h00.

Os restantes distritos continuam sob aviso laranja, excepto Faro, que estará sob aviso amarelo.

Já na quarta-feira, Viana do Castelo, Braga e Porto passam a aviso laranja, mantendo-se os restantes ainda sob vigência do alerta máximo.

Apenas na quinta-feira, todos os distritos regressam ao aviso laranja, excepto Faro.

Juntando-se ao quadro de temperaturas altas, o vento terá uma intensidade de «fraca a moderada e predominando do quadrante leste, sendo por vezes forte nas terras altas, rodando temporariamente para noroeste no litoral oeste durante a tarde».

«Esta situação de tempo muito quente resulta da circulação de uma massa de ar muito quente e seca, originária no norte de África, que irá persistir até dia 15, com valores de temperatura acima ou muito acima da média, com exceção do litoral», salientou ainda o IPMA.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *