Distrito de AveiroDistrito de BejaDistrito de BragaDistrito de CoimbraDistrito de FaroDistrito de GuardaDistrito de LeiriaDistrito de LisboaDistrito de SetúbalDistrito de Viana do CasteloDistrito de Vila RealDistrito do PortoDistritos

IPMA coloca 11 distritos sob aviso amarelo devido à depressão ‘Barra’

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera lançou um comunicado acerca da aproximação de Portugal Continental da Depressão ‘Barra’, que vai colocar ?? distritos sob aviso amarelo para chuva e agitação marítima.

«Foi atribuído pela Met Éireann (Serviço Meteorológico Irlandês) o nome BARRA à depressão que se prevê estar centrada em 53°N e 14°W no dia 7 de dezembro» refere o IPMA.

«Embora esta depressão não tenha impactos diretos sobre Portugal Continental, a superfície frontal fria que a ela está associada irá aproximar-se a partir da tarde de dia 7 e atravessar todo o território até ao fim da manhã do dia 8 de dezembro, com o consequente agravamento das condições meteorológicas.»

O IPMA aponta para a previsão de precipitação, por vezes forte no dia 7, sendo de neve, em especial no dia 8, acima de 1100/1200 metros podendo atingir 800/1000 metros nas serras do extremo norte do território continental.

O vento aumentará de intensidade podendo soprar com rajadas fortes durante o dia 8, em especial nas terras altas do Norte e Centro e na faixa costeira a norte do Cabo Raso.

Está também previsto um aumento gradual da agitação marítima na costa ocidental a partir do fim da tarde de dia 7, com a altura significativa das ondas a poder atingir 7 metros nos dias 8 e 9 de dezembro.

Acresce a esta situação o transporte de uma massa de ar frio na circulação conjunta da referida depressão com um anticiclone localizado a noroeste dos Açores, que irá provocar uma descida de temperatura no dia 8, que associada à intensificação do vento, irá provocar um aumento do desconforto térmico.

Sob aviso amarelo, devido a períodos de chuva por vezes forte e agitação marítima, vão ficar os distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga.

O mesmo alerta irá ser lançado para os distritos de Aveiro, Beja, Coimbra, Faro, Lisboa, Leiria, e Setúbal, mas devido à agitação marítima.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *