AtualidadePaís

IPMA assinala Dia Mundial dos Oceanos com iniciativa ‘Descobrir o nosso Mar’

O IPMA associa-se à celebração do “Dia Mundial dos Oceanos”, a 8 de junho, com a iniciativa “Descobrir o nosso Mar”, no âmbito do desafio lançado pela Comissão Europeia “Dia Marítimo Europeu no Meu País”, que decorre também para assinalar esta data.

Ao longo do dia, o IPMA propõe atividades em formato virtual com dois programas: um a decorrer em formato contínuo que pode ser acedido a qualquer momento e outro que se traduz numa palestra a ser transmitida em direto entre as 09h00 e as 16h50.

Os temas a abordar na palestra vão desde o consumo de bivalves em segurança, o ciclo dos microplásticos, como era o clima global no Passado, as espécies indígenas como uma ameaça à biodiversidade do mar, entre outros.

O programa contínuo propõe visitas virtuais aos laboratórios do IPMA e à Estação Piloto de Piscicultura de Olhão (EPPO), entrevistas sobre a roda dos alimentos, os benefícios do peixe e o futuro da alimentação à base de produtos de mar, o estudo de algas nocivas, a reciclagem de resíduos eléctricos, a literacia dos Oceanos para os mais pequenos, entre muitos outros.

A componnete para os mais pequenos também faz parte do programa e inclui atividades lúdicas como jogos, puzzles ou quizzes, tudo relacionado com o Mar e Recursos Marinhos e a decorrer em formato virtual.

A participação é gratuita mas com inscrição online obrigatória.

O “Dia Mundial dos Oceanos” foi instituído pela ONU em 2008, depois da Conferência sobre o  Ambiente e Desenvolvimento decorrida no Rio de Janeiro em 1992, e pretende alertar para a importância dos Oceanos enquanto “pulmões do planeta”, emissores de grande parte do oxigénio que respiramos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *