DestaquePaís

IPMA alerta para passagem da depressão ‘Bárbara’ em Portugal Continental

publicidade

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera lançou esta tarde um comunicado no qual alerta para os possíveis efeitos da passagem da depressão ‘Bárbara’ em Portugal Continental.

«No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos para a nomeação de tempestades da época 2020-2021, foi atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico espanhol) o nome BARBARA a uma depressão, que se prevê estar centrada em 40.58°N e 7.60°W no dia 20 de outubro de 2020 às 16h00».

Segundo o IPMA, «os efeitos desta depressão no território continental serão essencialmente sentidos pelo aumento da intensidade do vento a partir da tarde de dia 19 de outubro prolongando-se até ao final do dia 20, com rajadas até 100 km/h e até 130 km/h nas terras altas».

A depressão tem associado um sistema frontal de atividade moderada a forte, que se aproximará de Portugal continental a partir da tarde de dia 19, e irá atravessar todo o território durante o dia 20, dando origem também a precipitação por vezes forte e persistente, em especial entre o início da tarde de dia 19 e o final de dia 20.

No dia 20 está prevista uma descida da temperatura máxima, que irá variar aproximadamente entre 15 e 23°C.

Prevê-se também um aumento da agitação marítima, em especial na costa da região Sul, a partir da tarde de dia 19 e até final de dia 20, onde a altura significativa das ondas poderá atingir 3,5 metros de sudoeste.

A passagem desta depressão levou o IPMA a colocar todo o território continental sob aviso amarelo, à semelhança do que acontece com os Açores e a Madeira, que tem também activo o ‘aviso laranja’.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui