Nacional

IPMA alerta para grande aumento de poeiras vindas do norte de África

- publicidade -

Instituto Português do Mar e da Atmosfera alerta para as poeiras provenientes do norte de África a partir de hoje (segunda-feira) e até quinta-feira.

“Durante estes dias o céu deverá apresentar uma tonalidade acinzentada, embora a presença de nuvens altas possa tornar menos discernível esse efeito. A luz solar será também afetada, com um efeito de filtração constante, mesmo em períodos de menor nebulosidade”.

Em nota, o IPMA refere que “estas poeiras estão a chegar a Portugal Continental através da circulação induzida por uma depressão em altitude que afetou o território do arquipélago da Madeira e que se encontra em deslocação na direção do Continente.

Com a aproximação de depressão teremos alguma instabilidade associada e esperam-se alguns aguaceiros dispersos durante este dia de segunda feira. Essa precipitação, associada à presença de poeiras em altitude, poderá resultar na deposição de algumas poeiras no solo, no que popularmente se designa por “chuva de lama”. Ainda na terça feira, poderá repetir-se este evento na zona norte, onde se espera novamente a ocorrência de alguns aguaceiros”, pode ler-se na nota.

Intensidade das poeiras previstas para esta segunda-feira

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui