Opinião

Investir no desporto para poupar na saúde

Uma crónica de João Paulo Alves.

Um estudo realizado em Inglaterra pela Sheffield Hallam University demonstrou que por cada libra investida em desporto eram poupadas 4 libras ao estado britânico.

É de salientar que esta poupança em adição aos efeitos positivos na saúde provoca também um forte impacto social com aumento do emprego e diminuição da criminalidade.

Segundo a OMS a prática moderada de saúde não só tem um impacto positivo no aumento da esperança média de vida, como na qualidade de vida diminuindo de forma considerável a existência de comorbilidades com o avançar da idade.

Um estudo realizado na cidade de Nova York revelou que a obesidade a seguir à idade é o segundo maior fator de risco para o internamento hospitalar relacionado com a Covid-19, a obesidade aumenta em 50% a mortalidade associada à Covid-19.

A forma mais eficiente e económica de lidar com uma doença é preveni-la.

A prática moderada de desporto de forma regular, previne doenças cardiorrespiratórias, que, na sua soma constituem mais de 40% das causas de mortalidade em Portugal.
 

Um investimento sustentado no desporto, a nível da comunidade, nas escolas, permite criar hábitos saudáveis, ajudar as pessoas de todos os espectros de idade a terem mais saúde.

A prática de hábitos saudáveis, entre as quais a prática do desporto deveria ser a porta de entrada no investimento para à saúde.

Gostava que o governo olhasse para o desporto ao nível da comunidade e escolar desta forma, e se investisse mais no desporto para poupar na saúde.

Para o futebol nas ligas profissionais em Portugal acho que nunca vai faltar investimento, afinal enquanto as pessoas andarem ocupadas a discutir futebol, não se vão interessar pela política.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *