Distrito de Setúbal

Investigadores do IPS desenvolvem suporte que permite regeneração óssea

Uma equipa de investigadores, integrados no projeto BioScaff do Instituto Politécnico de Setúbal, desenvolveu um método alternativo para a produção de suportes tridimensionais para regeneração óssea.

A investigação, iniciada em março de 2021, propôs-se a avaliar a utilização da impressão 3D como método de fabrico de scaffolds (suportes tridimensionais cerâmicos, feitos de material não tóxico e biocompatível). Na pesquisa foram analisadas duas formas de impressão, a direta que utiliza tecnologia SLA e a indireta que, através do fabrico de moldes, realiza a posterior infiltração.

Segundo o comunicado, enviado pelo Instituto Politécnico de Setúbal, concluiu-se que a impressão indireta é uma metodologia mais limpa e económica”, disse Ricardo Batista, investigador responsável. Acrescenta ainda que “os scaffolds produzidos podem ser facilmente personalizados, em termos de design e de propriedades mecânicas” e que “o produto final apresenta a mesma composição do que quando obtido por tecnologias convencionais, pelo que não necessita de ser novamente certificado, e o custo acrescido dos equipamentos de impressão é cada vez menor, pelo que não terá impacto significativo no custo final do produto”

O projeto foi financiado e suportado pelo Instituto Politécnico de Setúbal com a colaboração da Bioceramed, empresa nacional especializada em produção de dispositivos médicos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *