Atualidade

Invasão de formiga de asa

Com as primeiras chuvas do ano é normal o aparecimento em massa de formigas de asa. Este ano as formigas de asa chegaram mais tarde com a chegada das primeiras chuvas só a registarem-se no fim de outubro.

Nos últimos dias é visível ver-se pelo ar muitas formigas de asa, começaram a aparecer no fim de semana passado e são aos milhares, mas tudo isto tem uma explicação biológico, pois com as primeiras chuvas do ano, que chegaram na passada semana, fez com que as formigas que estavam em casulos nos ninhos, começassem a sair e a aparecer em grande quantidade.

Segundo especialistas, isto será um processo normal, pois as formigas estão a fazer o seu percurso normal de vida, esta invasão que agora todos nós conseguimos ver é um ritual de acasalamento, em tempos e condições normais são perfeitos para que os machos e as futuras rainhas das formigas comecem a sair para a rua em grande quantidade. Todo o ciclo é interessante, os machos acasalam com as várias rainhas durante o voo e depois acabam por morrer. As rainhas aterram e perdem as asas antes de começarem a colocar ovos e a criarem novos ninhos ou formigueiros.

Os especialistas em biologia afirmam que este ano, a saída das formigas de asa atrasou devido às condições adversas no clima, normalmente a sua saída dos formigueiros ocorre no início de setembro, mas como as primeiras chuvas atrasaram, as formigas de asa também se atrasaram a sair.

Normalmente o medo está instalado nas formigas, pois são seres pequenos e muitas delas picam, as de asa não picam, por outro lado o ciclo que estamos a passar atualmente é ótimo para as várias cadeias alimentares, pois outras espécies terão alimento em abundância e é ciclo natural do planeta.

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *