MundoSociedade

Insólito: Homem que sofre de uma síndrome rara fica bêbado quando come bolos

Com 62 anos, o empresário britânico Nick Carson necessita de andar acompanhado por um alcoolímetro para medir de forma recorrente os níveis de álcool no seu sangue. Carson é portador de uma doença rara batizada como síndrome da fermentação intestinal, que sintetiza carboidratos em álcool fazendo com que fique embriagado.

Uma fatia de bolo pode ser suficiente para que o homem fique num estado de embriaguez suficiente para que tenha perdas de memória, ou de ficar a cambalear perdendo a direção para a qual pretende ir. De acordo com um estudo divulgado pela BMJ Open Gastroenterology e no Journal of Clinical Medicine, os carboidratos geram um desequilíbrio nos fungos da microbiota intestinal e são fermentados em álcool.

“Comer um pouco de açúcar ou carboidratos pode deixar-me bêbado rapidamente. Eu tento seguir uma dieta cetogênica mas é difícil porque há carboidratos em todo o tipo de alimentos”, afirmou Carson ao jornal Daily Mail.

“Uma vez experimentei uma pequena porção de batatas fritas com baixo teor de gordura e fiquei tão embriagado que me fui deitar na sala, vomitando, antes de finalmente desmaiar, 45 minutos depois de comer”, acrescentou.

A síndrome do britânico resultou da exposição contínua a produtos químicos no seu local de trabalho. Os sintomas apareceram em 2003 e Carson demorou anos até realmente perceber a causa do problema. Foi a ver uma série médica chamada Doc, que Carson suspeitou e resolveu procurar ajuda.

“Às vezes as pessoas levam a minha doença como uma piada e dizem que as minhas saídas ficam baratas porque não tenho de beber muito, mas na verdade é horrível”, lamentou.

A dieta do empresário é feita com base no consumo de vegetais e proteínas . “Eu sinto-me muito melhor”, concluiu.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *