Empresas

Infarmed retira do mercado produtos ‘Cien’ disponibilizados no Lidl e alerta consumidores

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) ordenou esta sexta-feira a retirada do mercado de produtos da marca Cien, cosméticos comercializados pela empresa Lidl, por conterem uma substância proibida, e alerta os consumidores que possuam estes produtos que não os devem utilizar.

Os produtos que agora foram retirados são utilizados para a coloração do cabelo, nomeadamente para “Cabelo escuro”, “Preto”, “Chocolate Brasil”, “Castanho Noz”, “Loiro platinado”, “Loiro Caramelo Luminoso”, “Loiro Sahara”, “Loiro Dourado” e “Loiro Glam Shine”, indica o Infarmed numa circular informativa publicada hoje no seu site.

Nesta circular, o Infarmed esclarece também que «no âmbito de uma ação de fiscalização, constatou a existência no mercado nacional de produtos cosméticos da marca Cien, cujo distribuidor é a empresa Lidl & Cia, que continham na sua composição o ingrediente Butylphenyl methylpropional».

Os produtos cosméticos que incluam na sua composição ‘butylphenyl methylpropional ou ‘piritiona de zinco’ não podem ser comercializados desde o dia 1 de Março, por conterem substâncias classificadas como cancerígenas, mutagénicas ou tóxicas para a reprodução.

Na circular, a autoridade do medicamento avisa as entidades que disponham destes produtos que não os podem disponibilizar.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *