Atualidade

Infarmed determina suspensão e recolha de lote do medicamento Ikervis

O INFARMED publicou uma circular na qual alerta para que «a empresa Logista Pharma, representante da Santen OY em Portugal, irá proceder à recolha voluntária do lote 1N81J, validade 02/2023, do medicamento Ikervis, 1 mg/mL, ciclosporina, colírio, emulsão».

O motivo da recolha imediata é o facto de «terem sido detetadas partículas acima do limite aprovado».

A entidade determina ainda «a suspensão imediata da comercialização deste lote» e deixou indicações para as entidades e os doentes que estejam a utilizar o referido lote do Ikervis.

«As entidades que possuam este lote de medicamento em stock não o podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução».

Em relação aos doentes «que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a este lote não devem interromper o tratamento» e «llogo que possível devem solicitar a substituição por outro lote ou contactar o médico para substituir por um medicamento alternativo».

O medicamento Ikervis é usado no tratamento de queratite grave em doentes adultos com doença do olho seco, que não tenha melhorado apesar do tratamento com substitutos lacrimais, de acordo com a Agência Europeia do Medicamento (EMA).

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *