PaísSaúde

INEM socorreu 3.453 doentes com suspeita de AVC no primeiro semestre

No dia mundial do AVC, o Instituto Nacional de Emergência Médica revelou que nos primeiros seis meses do ano em apenas 65% dos casos o contacto feito pelos doentes ocorreu nas primeiras três horas de sintomas.

“Por esse motivo, no Dia Mundial do AVC, o INEM recorda que em caso de falta de força num braço, boca ao lado e dificuldade em falar, os utentes devem ligar de imediato o Número Europeu de Emergência — 112. Após a chamada ser transferida para o INEM, os utentes devem transmitir todas as informações solicitadas pelos profissionais do Centro de Orientação de Doentes urgentes (CODU) do INEM, para que seja possível realizar-se a triagem e o encaminhamento corretos de todas as situações suspeitas de AVC”, explica o Instituto Nacional de Emergência Médica.

O INEM indicou que o número de ocorrências através da Linha Verde do AVC foi de 3.453. O distrito que maior número de casos registou foi o do Porto com 751 doentes encaminhados, seguindo-se Lisboa com 691 e Setúbal, com 280 casos, respetivamente.

O INEM sublinha que há um maior número de registos, face aos anos anteriores, devido à implementação da ferramenta iTEAMS (INEM Tool for Emergency Alert Medical System), que se encontra em funcionamento em todos os meios de emergência médica do INEM e em 71 entidades do Sistema Integrado de Emergência Médica (Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *