Justiça

Incendiário detido em flagrante pode ser autor de incêndio de Santo Tirso

Uma operação com «consideráveis recursos humanos e materiais» permitiu à Polícia Judiciária deter esta quarta-feira um homem «na sequência de mais um ato criminoso» da prática de inúmeros incêndios florestais em Valongo e Baltar.

O detido, de 29 anos de idade, tem antecedentes policiais por crime de incendio florestal. Tem a profissão de eletricista e vai ser presente à competente autoridade judiciária, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Segundo a Polícia Judiciária, a detenção em flagrante foi possível através da Diretoria do Norte, com a colaboração de diversas entidades, designadamente o Grupo de Trabalho do Norte de Redução das Ignições Florestais, a GNR, a ANEPC, ICNF, Bombeiros Voluntários e Autarquias locais.

O homem está indiciado por mais de três dezenas de incêndios florestais, ocorridos na zona de Sobrado – Valongo e Baltar, e estes terão sido provocados com recurso a isqueiro, num quadro repetitivo, que se estende no tempo, pelo menos desde o início de julho.

O detido, embora trabalhasse, conciliava tal atividade com a constante circulação, de dia e de noite, nas zonas florestais, efetuando múltiplas manobras evasivas e condução errática, presumivelmente para despistar as autoridades.

Segundo o comunicado da Polícia Judiciária, «a permanente deflagração de ignições florestais nas zonas de Valongo e Baltar, tem originado um esforço considerável por parte dos Bombeiros e entidades responsáveis pela conservação da floresta, que há muito clamavam pela resolução da situação.

A zona onde têm ocorrido os incêndios ateados pelo detido, carateriza-se como sendo zona de floresta com implantação de inúmeras empresas e residências, aquilo que é considerado o interface urbano-florestal, daí a sua elevada perigosidade».

A Polícia Judiciária aponta ainda que este pode ser o autor do incêndio que vitimou dezenas de animais, num abrigo em Agrela – Santo Tirso, e que teve origem em Valongo, «pelo que que a imputação de também esta ignição está a ser avaliada pela investigação».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *